segunda-feira, 7 de junho de 2010


A inteligência Coletiva para Lévy

"Para Lévy, a inteligência coletiva pode ser dividida em inteligência técnica, conceitual e emocional. A primeira corresponde à inteligência que lida com o mundo concreto e dos objetos, como a engenharia (coisa). A seguinte relaciona–se ao conhecimento abstrato e que não incide sobre a materialidade física, como as artes e a matemática (signo). A última, por sua vez, representa a relação entre os seres humanos e o grau de paixão, confiança e sinceridade que a envolve, e tem a ver com o direito, a ética e a moral (cognição)."
INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA

Esta inteligência se manifesta na habilidade para lidar criativamente com as palavras nos diferentes níveis da linguagem (semântica, sintaxe). É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias.
Particularmente notável nos poetas e escritores, é desenvolvida também por oradores, jornalistas, publicitários e vendedores, por exemplo. Nas crianças, esta habilidade se manifesta através da capacidade para contar histórias originais ou para relatar, com precisão, experiências vividas.

Bacci!

Amanda Pedroso

EQ & IQ




Definitions of EQ and IQ

EQ - is a measure of your emotional intelligence, or your ability to use both your emotions and cognitive skills in your life. Emotional intelligence competencies include but are not limited to empathy, intuition, creativity, flexibility, resilience, coping, stress management, leadership, integrity, authenticity, intrapersonal skills and interpersonal skills.

IQ - a number used to express the apparent relative intelligence of a person that is the ratio multiplied by 100 of the mental age as reported on a standardized test to the chronological age. IQ is the measure of cognitive abilities, such as the ability to learn or understand or to deal with new situations; the skilled use of reason; the ability to apply knowledge to manipulate one's environment or to think abstractly as measured by objective criteria (as tests); mental acuteness; logic and analytical skills.


XOXO
Mari

INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
É a inteligência que determina a habilidade para raciocínio dedutivo, em sistemas matemáticos, em noções de quantidade, além da capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos.
Também é a competência mais diretamente associada ao pensamento cientifico, portanto, à idéias tradicionais de inteligência. É uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. Essa é a inteligência quem tem presença muito forte em matemáticos, engenheiros, bancários, contadores entre outros.
Bacci!
Amanda Pedroso.

"IC"

A Inteligência Coletiva designa assim as capacidades cognitivas de uma comunidade resultantes das múltiplas interações entre seus membros. Estes, tomados isoladamente, possuem apenas uma determinada percepção parcial do problema e do meio no qual interagem. Eles não têm consciência da totalidade que influencia o grupo. Os agentes, com competências limitadas, quando comparado à totalidade, podem, entretanto, cumprir tarefas extremamente complexas, graças ao mecanismo da sinergia obtida como propriedade emergente de suas interações. Sob certas condições, a sinergia criada pela colaboração faz emergir faculdades criadoras e potenciais de aprendizagem superiores àqueles dos indivíduos isolados.

Trecho retirado do texto:
"AS REDES SOCIAIS E SUAS PROPRIEDADES EMERGENTES COMO A INTELIGÊNCIA COLETIVA.
A CRIAÇÃO DO COMUM E DA SUBJETIVIDADE."

Veja mais em http://www.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/artigos/pdf/teccogs_n2_2009_artigo_braga.pdf

Inteligência Coletiva para Lévy

"Para Lévy, a inteligência coletiva pode ser dividida em inteligência técnica, conceitual e emocional. A primeira corresponde à inteligência que lida com o mundo concreto e dos objetos, como a engenharia (coisa). A seguinte relaciona–se ao conhecimento abstrato e que não incide sobre a materialidade física, como as artes e a matemática (signo). A última, por sua vez, representa a relação entre os seres humanos e o grau de paixão, confiança e sinceridade que a envolve, e tem a ver com o direito, a ética e a moral (cognição)."

Inteligências Múltiplas (Howard Gardner)

Segundo Howard Gardner, a inteligência é um potencial boipsicológico para processar informações que pode ser ativado num cenário cultural para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura.
A teoria das inteligências múltiplas trata das potencialidades humanas. Howard identificou 7 inteligências:
-Lógico-matemática;
-Linguística;
-Espacial;
-Musical;
-Cinestésica;
-Interpessoal;
-Intrapessoal.
Assim, podemos dizer que inteligência é a manisfestação do ser humano no ambiente exterior, social, ordenada socialmente, regrada. Quando o ser humana precisa se fazer entender pelo outro ele realiza ações ordenadas, ou seja, inteligentes. Não importa se a ação ou manisfestação se faça por palavras, por gestos, por textos escritos ou mesmo, internamente, por pensamentos.

Bacci!

Amanda Pedroso



Inteligência Coletiva













A inteligência coletiva é caracterizada pela interatividade. Pode ser associada ao termo "cérebro gigante", pois seu conteúdo é resultado da soma de informações que os internautas postam em sites de rede social.

Pierre Lévy, fala isto nos livros "A inteligência coletiva: por uma antropologia no ciberespaço" e "As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática".

Sobre Inteligência Organizacional

Seguem alguns títulos de livros interessantes sobre Inteligência Organizacional:
* Organizational Learning (Organization Science) de Michael D. Cohen and Lee S. Sproull
* Organizational Learning: How Companies and Institutions Manage and Apply Knowledge de Jerry L. Wellman

Notícia

07/06/2010
Secretariado Executivo traz palestra internacional

O curso de Secretariado Executivo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) receberá, no dia 18 de junho, às 19h15, na sala 101 (bloco 1), a palestrante de nível internacional Márcia Siqueira, consultora organizacional e assessora da Federação Nacional de Secretárias e Secretários (Fenassec).

Ela irá trazer aspectos importantes sobre a empregabilidade do profissional de secretariado executivo nas organizações. O evento está sendo organizado pela coordenação do curso em parceria com o Escritório Experimental do curso. Interessados em participar do evento devem entrar em contato pelo telefone (51) 3717-7550 ou pelo e-mail escritorioexperimental@unisc.br. As inscrições são gratuitas.

FONTE: http://www.gaz.com.br/noticia/86096-secretariado_executivo_traz_palestra_internacional.html

XOXO
Mari

Sobre Inteligência Coletiva

"O que é inteligência coletiva?

É uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em mobilização efetiva das competências. Acrescentemos à nossa definição este complemento indispensável: a base e o objetivo da inteligência coletiva são o reconhecimento e o enriquecimento mútuo das pessoas, senão o culto de comunidades fetichizadas ou hipostasiadas."
Pierre Lévy in Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço

Dicas

Pessoal,

encontrei um site que tem algumas dicas importantes para nós secretárias.

Para algumas pessoas, pode ser óbvio, mas o conteúdo da página é bem interessante.

É muito importante que estejamos sempre antenadas, compartilhando experiências e trocando informações.

http://www.scribd.com/doc/10270562/Dicas-Para-Sucesso-Da-Secretaria


Espero que ajude bastante!

Beijos s2